Esta
no ar o jornal educação
*Paula:
bom dia
**Ernesto:
bom dia
*Paula:
O ensino da língua Portuguesa tem sido marcado por uma sequênciação de
conteúdos que se poderia chamar de aditiva: ensina-se a juntar silabas (ou
letras) para formar palavras, a juntar palavras para formar frases e a juntar
frases para formar textos.
**Ernesto:
Essa abordagem aditiva levou a escola a trabalhar com “textos” que só servem
para ensinar a ler. “Textos” que não
existem fora da escola e, como escritos das cartilhas, em geral nem sequer pode
ser considerados textos, pois não passam de simples agregados de frases.
*Paula:
Se o objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos, não é
possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a silaba descontextualizadas.
**Ernesto:
Para demonstrar um pouco desta realidade. Passaremos agora com a reporte
Daniele.
***Daniele:
bom dia Ernesto, bom dia Paula. Estou aqui na escola jardim da inocência com a
aluna Betina que tem dificuldades tanto na escrita quanto na oralidade.
****Natalia:
Olha também assim; não pode deixar águas parar né ,assim, pneus, assim, igual
eles fazem assim, essas coisas né...
Então
eu também é igual. É igual, então não tem o que falar, vou falar igual elas,
assim não tem o que falar assim, e eu também achei ele engraçado né, porque
assim, ééém, vixi nossa to nervosa! E daí é igual, é igual, assim, não pode
deixar águas parada assim, tem que ir na farmácia alguma coisa, só isso então.
***Daniele:
voltaremos agora com o Ernesto.
**Ernesto:
A reporte Daniele nos mostrou uma realidade, agora ela entrevistara a diretora
da escola jardim da inocência e a psicóloga Isabela que busca melhorias para
este problema. Daniele
***Daniele:
Estamos aqui com a diretora da escola. Bom dia Adriana.
*****Adriana:
bom dia Daniele.
***Daniele:
Quais são os meios usados para o aluno produzir e a interpretar textos? Qual o
objetivo em trabalhar desta forma?
*****Adriana:
***Daniele:
agora falaremos com a psicóloga Isabela. O que seria necessário fazer para que
o processo de ensino aprendizagem aconteça?
******Isabela:
É necessário propor situações de aprendizagem em que se trabalhem as funções,
tramas e caracterizações lingüísticas dos textos.
É
no processo de leitura, interpretação, discussão e produção de textos que a
linguagem, usada em situações e com funções diferenciadas, propiciará o
desenvolvimento lingüístico e comunicativo.
Os
textos devem ter sentido para os alunos e possibilitar a compreensão e reflexão
critica sobre a sociedade.
***Daniele:
agradecemos a diretora Adriana e a psicóloga Isabela pela sua participação e
voltamos com Ernesto.
**Ernesto:
obrigado pela participação. Vimos na edição de hoje que a educação precisa de
professores dedicados e inovadores que procurem novos métodos para realmente
ensinar os alunos. O jornal educação fica por aqui!!!
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