Jornal Educação



 Esta no ar o jornal educação

*Paula: bom dia

**Ernesto: bom dia

*Paula: O ensino da língua Portuguesa tem sido marcado por uma sequênciação de conteúdos que se poderia chamar de aditiva: ensina-se a juntar silabas (ou letras) para formar palavras, a juntar palavras para formar frases e a juntar frases para formar textos.

**Ernesto: Essa abordagem aditiva levou a escola a trabalhar com “textos” que só servem para ensinar a ler.  “Textos” que não existem fora da escola e, como escritos das cartilhas, em geral nem sequer pode ser considerados textos, pois não passam de simples agregados de frases.

*Paula: Se o objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos, não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a silaba descontextualizadas.

**Ernesto: Para demonstrar um pouco desta realidade. Passaremos agora com a reporte Daniele.

***Daniele: bom dia Ernesto, bom dia Paula. Estou aqui na escola jardim da inocência com a aluna Betina que tem dificuldades tanto na escrita quanto na oralidade.

****Natalia: Olha também assim; não pode deixar águas parar né ,assim, pneus, assim, igual eles fazem assim, essas coisas né...
Então eu também é igual. É igual, então não tem o que falar, vou falar igual elas, assim não tem o que falar assim, e eu também achei ele engraçado né, porque assim, ééém, vixi nossa to nervosa! E daí é igual, é igual, assim, não pode deixar águas parada assim, tem que ir na farmácia alguma coisa, só isso então.

***Daniele: voltaremos agora com o Ernesto.

**Ernesto: A reporte Daniele nos mostrou uma realidade, agora ela entrevistara a diretora da escola jardim da inocência e a psicóloga Isabela que busca melhorias para este problema. Daniele

***Daniele: Estamos aqui com a diretora da escola. Bom dia Adriana.

*****Adriana: bom dia Daniele.

***Daniele: Quais são os meios usados para o aluno produzir e a interpretar textos? Qual o objetivo em trabalhar desta forma?

*****Adriana:


***Daniele: agora falaremos com a psicóloga Isabela. O que seria necessário fazer para que o processo de ensino aprendizagem aconteça?

******Isabela: É necessário propor situações de aprendizagem em que se trabalhem as funções, tramas e caracterizações lingüísticas dos textos.
É no processo de leitura, interpretação, discussão e produção de textos que a linguagem, usada em situações e com funções diferenciadas, propiciará o desenvolvimento lingüístico e comunicativo.
Os textos devem ter sentido para os alunos e possibilitar a compreensão e reflexão critica sobre a sociedade.

***Daniele: agradecemos a diretora Adriana e a psicóloga Isabela pela sua participação e voltamos com Ernesto.

**Ernesto: obrigado pela participação. Vimos na edição de hoje que a educação precisa de professores dedicados e inovadores que procurem novos métodos para realmente ensinar os alunos. O jornal educação fica por aqui!!! 

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