Projeto Reciclar


Tema: Poluição Ambiental, Materiais Poluentes
Seriação: 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração: seis meses.
Disciplinas: Ciências, Português e Matemática e Artes
Professores: Ednéia Fagundes Lima
                    Ernesto Backes Junior



Justificativa: foram observados que os alunos do 3º ano da Escola Céu Estrelado, não tem hábitos de separar os lixos, e destinar a locais apropriados, identificamos que o Bairro e cortado por um rio poluído, e algumas crianças tomam banho nesse rio. Conversando com os alunos vimos à necessidade de intervir nessa realidade, pois o meio ambiente contribui para o nosso bem estar e saúde, as crianças apresentaram varias idéias e um grande entusiasmo e por em pratica nosso projeto.



Objetivo geral:

* Conscientizar os alunos da importância da conservação do meio ambiente e da reciclagem.



Objetivos específicos:

* Reconhecer alguns materiais que são lançados no ambiente e que podem causar poluição do ar, da água e do solo.
* Desenvolver a consciência crítica quanto à preservação ambiental
* Conscientizar sobre o conhecimento da coleta seletiva do lixo e reconhecer sua importância.


Etapas: primeira semana será passado um vídeo. Segunda semana roda de conversa. Terceira semana trabalhos com matérias reciclados. Quarta semana pesquisa n laboratório de informática.
No segundo mês; será feito na primeira semana visitas e observações do rio. segunda terceira e quarta semana arrecadação de tambores.
Terceiro mês: preparação dos tambores.
Quarto mês: primeira e segunda semana elaboração do questionário e dos panfletos. Terceira e quarta semana pesquisa de campo com distribuição dos panfletos.
Quinto mês: confecção de cartazes e faixas.
Sexto mês: palestras, entrega dos tambores e cartazes.

Desenvolvimento: no primeiro mês, passarei um vídeo com imagens de um rio poluído, em seguida as crianças questionarão sobre as conseqüências da poluição no meio ambiente, nesse momento será observado se os alunos e familiares tem costume de separar o lixo, os alunos ficam responsáveis de trazer de suas casas alguns tipo de material reciclável com isso vamos ao laboratório de informática fazer uma pesquisa sobre o tempo de decomposição desses materiais. O segundo mês, os alunos serão levados para um passeio ao redor do riacho que corta o Bairro, sempre mostrando os danos causados pela população, também faremos visitas a algumas lojas de utilidades para pedir que façam doações de latões que serão usados para coleta de materiais recicláveis, no terceiro mês vamos pintar os latões na cores vermelho (plásticos) azul, (papéis) amarelo (metais) e verde para (vidros) no quarto mês faremos uma visita pelo Bairro onde os alunos farão perguntas elaboradas pelos mesmos, à população para saber se eles têm consciência da importância da reciclagem do lixo, e serão distribuídos panfletos com informações sobre a os cuidados com o meio ambiente, no quinto mês serão confeccionados cartazes, que serão expostos na escola, no sexto mês será organizado uma palestra para pais e alunos, serão expostos os cartazes confeccionados e a entrega dos tambores para coleta seletiva do lixo.

Avaliação: os alunos serão avaliados durante todo o trajeto do projeto, no final do semestre eles farão uma prova aplicada sobre o tema e como complemento faremos uma roda de conversa para saber se todos estão conscientes da importância de destinar os lixos a locais apropriados e sobre a saúde em geral.

Produto final: confecção de murais com fotos realizadas durante o projeto e cartazes com frases de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Distribuição dos tambores de coleta seletiva na escola e no bairro.


Referência

A escola é nossa: ciências, 3º ano/Karina Alessandra Pessôa, Leonel Delvai Favelli. - São Paulo: Scipione, 2011. – (Coleção a escola é nossa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário