Plano de Aula

PLANO DE AULA


1 – IDENTIFICAÇÃO:
Estabelecimento: EMEF Professor ****************
Área do conhecimento: Educação
Disciplina: Matemática e Português
Conteúdo: Medida de tempo
Série: 5° ano B        
Professora regente: Valéria
Estagiário (a): Adriana Machado Batista, Ernesto Backes Junior
Carga horária: 4 horas


2 – OBJETIVOS:
2.1 – Geral:
Compreender a medida de tempo.

2.2 – Específicos:
Entender o calendário;
Identificar os dias da semana;
Reconhecer (dia, mês, ano.).

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Matemática, Português.

4 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
A aula será iniciada com a leitura de um poema, contando o significado de cada mês e suas comemorações. Num segundo momento trabalharemos o desenvolvimento das atividades propostas com os alunos. Eles terão que criar o seu próprio calendário registrando os acontecimentos mais importantes. Depois dialogaremos com a turma: qual dia do mês é hoje? Qual dia da semana? Qual é o mês etc. Logo após a explicação será feita uma brincadeira de adivinhações com a turma. Assim os alunos irão associando a explicação com perguntas e resposta e o principal a atitude que já desenvolvem no dia a dia. Para terminar a aula os alunos escolherão um dos acontecimentos importantes que eles registraram.
Rotina: 7 horas e 30 minutos: café da manhã, 9 horas e 30 minutos intervalo, 11 horas e 30 minutos termino da aula, saída dos alunos.

5 – RECURSOS: quadro, giz, lápis, borracha, papel almaço;

6 – AVALIAÇÃO: Será feita durante o desenvolvimento das atividades propostas, individualmente e participação da turma.

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Sanchez, Lucília Bechara e Liberman, Manhúcia Perelberg. FAZENDO E COMPREENDENDO MATEMÁTICA, 4º ANO.  3. Ed. Reform. – São Paulo: Saraiva, 2008.



8 - OBSERVAÇÕES:




ATIVIDADES

ADIVINHA SE PUDER?

1- O que é o que é? Há quem o mate por querer, sem lhe tirar nunca a vida. Pobre é todo o que o perder, e tem mais que uma medida. Tempo.   
2- Qual é a coisa, qual é ela, que não tem pés nem patas e passa e corre, sem parar. Uns dizem que voa, mas não tem asas e outros dizem ser dinheiro, sem jamais o terem visto. Tempo.   
3- O que é o que é? São sete irmãos, cinco foram à feira e dois não. Os dias da semana.   
4- O que é o que é? Ontem será amanhã e amanhã será ontem? O hoje.   
5- Qual é o dia que nunca chega? Amanhã.   
6- Qual é o mês mais curto que existe? Maio, só tem quatro letras.   
7- O que é o que é? São sete irmãos, cinco têm sobrenome e dois não. Os dias da semana.   
8- O que é o que é? Que perdido uma vez, nunca mais se acha? O Tempo.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário