PLANO DE AULA
1 – IDENTIFICAÇÃO:
Estabelecimento: EMEF Professor ****************
Área do conhecimento: Educação
Disciplina: Matemática e Português
Conteúdo: Medida de tempo
Série: 5° ano B
Professora regente: Valéria
Estagiário (a): Adriana Machado
Batista, Ernesto Backes Junior
Carga horária: 4 horas
2 – OBJETIVOS:
2.1
– Geral:
Compreender a medida de tempo.
2.2
– Específicos:
Entender o calendário;
Identificar os dias da semana;
Reconhecer (dia, mês, ano.).
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Matemática, Português.
4 – PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
A aula será iniciada com a
leitura de um poema, contando o significado de cada mês e suas comemorações.
Num segundo momento trabalharemos o desenvolvimento das atividades propostas
com os alunos. Eles terão que criar o seu próprio calendário registrando os
acontecimentos mais importantes. Depois dialogaremos com a turma: qual dia do
mês é hoje? Qual dia da semana? Qual é o mês etc. Logo após a explicação será
feita uma brincadeira de adivinhações com a turma. Assim os alunos irão
associando a explicação com perguntas e resposta e o principal a atitude que já
desenvolvem no dia a dia. Para terminar a aula os alunos escolherão um dos
acontecimentos importantes que eles registraram.
Rotina: 7 horas e 30 minutos:
café da manhã, 9 horas e 30 minutos intervalo, 11 horas e 30 minutos termino da
aula, saída dos alunos.
5 – RECURSOS: quadro, giz, lápis, borracha, papel
almaço;
6 – AVALIAÇÃO: Será feita durante o desenvolvimento
das atividades propostas, individualmente e participação da turma.
7 – REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Sanchez,
Lucília Bechara e Liberman, Manhúcia Perelberg. FAZENDO E COMPREENDENDO MATEMÁTICA, 4º ANO. 3.
Ed. Reform. – São Paulo: Saraiva, 2008.
8 - OBSERVAÇÕES:
ATIVIDADES
ADIVINHA SE PUDER?
1- O que é o que é? Há quem o mate por querer, sem lhe tirar nunca a vida. Pobre é todo o que o perder, e tem mais que uma medida. Tempo.
2- Qual é a coisa, qual é ela, que não tem pés nem patas e passa e corre, sem parar. Uns dizem que voa, mas não tem asas e outros dizem ser dinheiro, sem jamais o terem visto. Tempo.
3- O que é o que é? São sete irmãos, cinco foram à feira e dois não. Os dias da semana.
4- O que é o que é? Ontem será amanhã e amanhã será ontem? O hoje.
5- Qual é o dia que nunca chega? Amanhã.
6- Qual é o mês mais curto que existe? Maio, só tem quatro letras.
7- O que é o que é? São sete irmãos, cinco têm sobrenome e dois não. Os dias da semana.
8- O que é o que é? Que perdido uma vez, nunca mais se acha? O Tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário