Pesquisa Educacional
Acadêmico:
Ernesto BackesJunior
O
ensino de maneira filosófica nos anos iniciais se configura na manutenção de um
individuo questionador, pois é nesta idade que muitas crianças deixam de
questionar, não somente por bel prazer, mas devido às condições da educação. Onde
se busca cumprir o sistema sem levar em consideração o que a criança aprendeu.
Oferecendo-se assim conteúdos com respostas prontas onde o aluno necessita
somente decorar e reproduzir o que estudou frente a uma prova, que após uma
semana ou dois dias o aluno não se recordara mais do conteúdo.
O
ensinar os conteúdo de maneira filosófica é propiciar ao aluno interiorizar e aprender
realmente aquilo que lhe é proposto. Fazer com que o educando busque nas
disciplinas e não somente dentro de uma disciplina, respostas para os questionamentos
frente aos conteúdos estudados. O professor deve valorizar o contexto
transdisciplinar em suas aulas na intenção de favorecer ao seu aluno
possibilidades de um conhecimento amplo que abrange todas as áreas do
conhecimento sem excluir o resultado encontrado pelo aluno, por mais que não
seja necessário naquele momento. O resultado da busca precisa ser avaliado e
direcionado para o que se esta procurando.
O aluno que tem na escola a oportunidade de construir o
conhecimento, juntamente com o educador e os colegas, encontrara possibilidades
de desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico, rigoroso, abrangente e
criativo a respeito de temáticas referentes aos ideais reguladores ou aos
valores implicados no exercício da cidadania. O infante que, ao invés de
receber respostas prontas, aprende como se chegar a elas, desenvolverá um
grande cabedal de conhecimento e conquistará a autonomia de “pensar por si
próprio”.
O aluno tem direito de poder opinar sobre o que esta
sendo aprendido.Buscando valorizar o conhecimento que o educando traz consigo.
Além disso, embora este conhecimento, em algumas vezes, seja muito limitado,
torna-se de grande valia para argumentar e construir o saber; com a mediação do
professor, que é a ponte entre o senso comum o conhecimento sistemático e
científico.
Contudo a filosofia e a transdisciplinariedade necessitam
caminhar juntas para contribuir no desenvolvimento intelectual dos educando,
conduzindo a uma apropriação dos conteúdos, não recebendo de forma passiva, mas
questionando e refletindo o porquê estudar determinado conteúdo.
Justificativa
O presente trabalho busca demonstrar a contribuição que o
ensino de filosofia, nos anos iniciais, proporciona à formação de um aluno mais
participativo em sala de aula, dando embasamento para um indivíduo crítico e
participativo socialmente. Esta prática educacional não visa ensinar filosofia
na sua forma pura, mas integrada as outras disciplinas no contexto
transdisciplinar que passarão a ter um significado maior para a aprendizagem do
aluno. O ensino desta forma desenvolverá e manterá nos anos futuros um indivíduo
questionador, um ser que sabe refletir e criticar de forma coerente. O
professor não necessita ser formado em filosofia, basta que ele busque junto
aos alunos um sentido para os conteúdos estudados, realizando perguntas, mas
não recebam respostas prontas, e sim sejam incentivados a buscar e construir
essas respostas. Há também de se fazer uma ligação entre tais conteúdos, de
forma que os alunos possam identificar na realidade em que vivem e se
transformem em pessoas íntegras e participativas.
Metodologia
A pesquisa a ser desenvolvida será realizada na Escola Professor
Silvestre Marques, localizada no bairro aeroporto na cidade de Jacarezinho-PR.
Com foco qualitativo, buscando demonstrar os pontos positivos ou negativos. O
primeiro passo será a observação da realidade onde o pesquisador certificará
que seu tema está ou não presente no estabelecimento de ensino escolhido e de
acordo com a observação identificara um problema que será desenvolvido no
decorre da pesquisa. No entanto deve-se levar em conta certo cuidado, pois os
dados colhidos nessa etapa serão fundamentais para o bom desenvolvimento da
pesquisa.
Seguindo na busca de informações, na
pesquisa de campo utilizar-se-á questionários com perguntas dissertativas abertas
e objetivas que contribuirão junto com a observação da realidade na formulação
do problema.
Juntamente com a formulação do problema serão
identificados alguns pontos chaves que serão de suma importância no
desenvolvimento no próximo passo que é a teorização.
Após
levantar todas as informações necessárias iniciará o desenvolvimento da
teorização onde serão utilizados autores que pesquisam sobre para dar mais
credibilidade e cientificidade à pesquisa desenvolvida.
Considerando o pensamento dos autores
utilizados deve se buscar uma hipótese de solução para o problema levantado no
inicio e observando toda a teoria que vem para contribuir na construção dessa
hipótese.
Por fim haverá a aplicação na realidade
para se compreender se esta de acordo toda a teoria com a realidade e se os objetivos
serão alcançados.
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