O Ensino De Maneira Filosófica Nos Anos Iniciais No Contexto Transdisciplinar

Pesquisa Educacional

Acadêmico: Ernesto BackesJunior

O ensino de maneira filosófica nos anos iniciais se configura na manutenção de um individuo questionador, pois é nesta idade que muitas crianças deixam de questionar, não somente por bel prazer, mas devido às condições da educação. Onde se busca cumprir o sistema sem levar em consideração o que a criança aprendeu. Oferecendo-se assim conteúdos com respostas prontas onde o aluno necessita somente decorar e reproduzir o que estudou frente a uma prova, que após uma semana ou dois dias o aluno não se recordara mais do conteúdo.
O ensinar os conteúdo de maneira filosófica é propiciar ao aluno interiorizar e aprender realmente aquilo que lhe é proposto. Fazer com que o educando busque nas disciplinas e não somente dentro de uma disciplina, respostas para os questionamentos frente aos conteúdos estudados. O professor deve valorizar o contexto transdisciplinar em suas aulas na intenção de favorecer ao seu aluno possibilidades de um conhecimento amplo que abrange todas as áreas do conhecimento sem excluir o resultado encontrado pelo aluno, por mais que não seja necessário naquele momento. O resultado da busca precisa ser avaliado e direcionado para o que se esta procurando.
O aluno que tem na escola a oportunidade de construir o conhecimento, juntamente com o educador e os colegas, encontrara possibilidades de desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico, rigoroso, abrangente e criativo a respeito de temáticas referentes aos ideais reguladores ou aos valores implicados no exercício da cidadania. O infante que, ao invés de receber respostas prontas, aprende como se chegar a elas, desenvolverá um grande cabedal de conhecimento e conquistará a autonomia de “pensar por si próprio”.
O aluno tem direito de poder opinar sobre o que esta sendo aprendido.Buscando valorizar o conhecimento que o educando traz consigo. Além disso, embora este conhecimento, em algumas vezes, seja muito limitado, torna-se de grande valia para argumentar e construir o saber; com a mediação do professor, que é a ponte entre o senso comum o conhecimento sistemático e científico.
Contudo a filosofia e a transdisciplinariedade necessitam caminhar juntas para contribuir no desenvolvimento intelectual dos educando, conduzindo a uma apropriação dos conteúdos, não recebendo de forma passiva, mas questionando e refletindo o porquê estudar determinado conteúdo.


Justificativa

O presente trabalho busca demonstrar a contribuição que o ensino de filosofia, nos anos iniciais, proporciona à formação de um aluno mais participativo em sala de aula, dando embasamento para um indivíduo crítico e participativo socialmente. Esta prática educacional não visa ensinar filosofia na sua forma pura, mas integrada as outras disciplinas no contexto transdisciplinar que passarão a ter um significado maior para a aprendizagem do aluno. O ensino desta forma desenvolverá e manterá nos anos futuros um indivíduo questionador, um ser que sabe refletir e criticar de forma coerente. O professor não necessita ser formado em filosofia, basta que ele busque junto aos alunos um sentido para os conteúdos estudados, realizando perguntas, mas não recebam respostas prontas, e sim sejam incentivados a buscar e construir essas respostas. Há também de se fazer uma ligação entre tais conteúdos, de forma que os alunos possam identificar na realidade em que vivem e se transformem em pessoas íntegras e participativas.


Metodologia

A pesquisa a ser desenvolvida será realizada na Escola Professor Silvestre Marques, localizada no bairro aeroporto na cidade de Jacarezinho-PR. Com foco qualitativo, buscando demonstrar os pontos positivos ou negativos. O primeiro passo será a observação da realidade onde o pesquisador certificará que seu tema está ou não presente no estabelecimento de ensino escolhido e de acordo com a observação identificara um problema que será desenvolvido no decorre da pesquisa. No entanto deve-se levar em conta certo cuidado, pois os dados colhidos nessa etapa serão fundamentais para o bom desenvolvimento da pesquisa.
Seguindo na busca de informações, na pesquisa de campo utilizar-se-á questionários com perguntas dissertativas abertas e objetivas que contribuirão junto com a observação da realidade na formulação do problema.
Juntamente com a formulação do problema serão identificados alguns pontos chaves que serão de suma importância no desenvolvimento no próximo passo que é a teorização.
 Após levantar todas as informações necessárias iniciará o desenvolvimento da teorização onde serão utilizados autores que pesquisam sobre para dar mais credibilidade e cientificidade à pesquisa desenvolvida.
Considerando o pensamento dos autores utilizados deve se buscar uma hipótese de solução para o problema levantado no inicio e observando toda a teoria que vem para contribuir na construção dessa hipótese.
Por fim haverá a aplicação na realidade para se compreender se esta de acordo toda a teoria com a realidade e se os objetivos serão alcançados.


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