A IMPORTANCIA DO MATERIAL DOURADO NO CONTEXTO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO SISTEMA DECIMAL
[1]Adriana Machado Batista
[2]Ernesto Backes Junior
Resumo: Este artigo tem como
objetivo de discussão a importância de se utilizar do material dourado no ensino
da matemática nos anos iniciais. Este trabalho apresenta uma breve biografia de
Maria Montessori, medica italiana, também pedagoga que se dedicou a educação e
renovou o ensino, desenvolvendo mundialmente o método Montessori, que
estimulava a capacidade de resposta da criança com a intervenção do material
dourado.
Palavras chave: material dourado, matemática, aprendizagem, lúdico.
Introdução
O presente artigo tem como
objetivo demonstrar a utilização do material dourado de Montessori nos anos
iniciais, proporcionando ao aluno a construção do conhecimento, partindo do
rela e do lúdico. O material dourado é de grande importância para trabalhar as
necessidades individuais de cada aluno tendo em vista a idade e o estagio de
desenvolvimento que o mesmo se encontra.
Para compreender a importância do uso do
material dourado no processo de ensino aprendizagem, buscamos por meio deste
trabalho entender e explicar como ocorreu seu desenvolvimento e os modos que o
mesmo pode ser trabalhado nas series iniciais no ensino do sistema decimal.
[1]Graduando em pedagogia pela Faculdade do Norte Pioneiro/FANORPI/UNIESPE. E-mail: adrianamachado-jac@hotmail.com
[2] Graduando em pedagogia pela Faculdade do Norte Pioneiro/FANORPI/UNIESPE. E-mail: Junior_backes@hotmail.com
Maria Montessori nasceu na
Itália no ano de 1870, na cidade de Chiaravalle, foi à primeira mulher a se
formar em medicina em 1896, na universidade de Roma. No ano seguinte seguindo
seus impulsos decidiu-estudar as crianças com deficiências mentais e cognitivas,
constatando que as dificuldades das mesmas eram pedagógicas, voltando seus
estudos à psicologia experimental, com o intuito aprimorar seus conhecimentos e
contribuir para o desenvolvimento cognitivo de seus pacientes.
Com as experiências de
vários profissionais da época que se dedicavam ao ensino de crianças com
metodologias e praticas que iam além das convenções sociais desenvolvendo uma
metodologia aprofundada. Fundou-se a primeira “Casa de Bambini” em 1907
atendendo crianças sem necessidades especiais.
Assim como o processo de
construção, principio essencial para a atividade do aluno “atividade real” em situações
docentes que priorizam:
·
A experiência do educando.
·
A troca de informação entre estudantes.
·
A troca de informação entre docentese
discentes.
·
O professor como mediador entre os
conhecimentos e desenvolvimento.
Importante ressaltar que as
etapas são significativas na metodologia da escola Montessoriana,com a sua
criação que ocorrem de maneira interessante no processo de ensino aprendizagem,
sendo em toda etapa a posição pedagógica e não em determinados instantes.
O método Montessori foi um
dos primeiros métodos importantes quanto a criação e aplicação com o objetivo
nas atividades motoras e sensoriais na área da educação, mesmo considerando que
o método surgiu na educação dê crianças com necessidades especiais. É uma
técnica de ensino individual com caráter social, uma vez que as crianças em
conjunto devem interagir com o ambiente escolar. O material dourado é voltado ao
estimulo sensorial e intelectual.
Segundo Montessori (apud
MACHADO1986, p. 80) “Educar é liberar o potencial da criança para que ela se
autodesenvolva”, desse modo é importante ressaltar que esse autodesenvolvimento
não ocorre sozinho, mas é conduzido pelo professor que orienta e atua para que
o mesmo aconteça de forma coerente.
Após esse procedimento de
ensino expandiram-se com êxito as escolas que trabalhavam com o material e o
método de Montessori, respeitando assim o estágio de desenvolvimento a partir
da faixa etária de cada estudante.
1. Sensório
Motor (0-2anos) - Fase das ações concretas; início do desenvolvimento das
coordenações e relações de ordenações; coordenar os esquemas de compreensão
como visão ou audição, fala ou paladar ou tudo de uma só vez, diferenciação
entre o próprio corpo e os objetos.
2. Estágio
Pré-operatório (2-6,7 anos)-Há uma grande transformação na qualidade de
pensamento em relação o pensamento deixa de ser ligado ao seu ambiente,
sensorial imediato em virtude do desenvolvimento dacapacidade simbólico mental,
imagens ou palavras que representa coisas, pessoas que não estão presentes.
3. Estágio
operatório concreto (6-7, 11-12 anos) - Fase da capacidade de compreensão
analise da situação num todo noções de classificação, agrupamento, realização
de atividades concretas deixando de lado a abstração.
4. Estágio
das operações formais (11-12 vida adulta). O pensamento formal, fase que
começam a compreender situações abstratas, capaz de deduzir as conclusões de
pura hipótese e não somente através de observação real.
O material didático criado
por Montessori tem papel importante no seu trabalho educativo onde se
compreendem as coisas a partir delas mesmas, com finalidade de estimular e
desenvolver na criança, um interesse de manifestar o trabalho espontâneo e
claro. Os materiais didáticos de Montessori se classificam em cinco áreas
diferentes de atuação:
·
Destinado à educação sensorial.
·
Destinado para atividades da vida cotidiana.
·
Destinado ao ensino de linguagem.
·
Destinado ao ensino de matemática.
·
Destinado ao ensino de ciências.
Cada uma dessas áreas de
atuação está relacionadaa educação sensorial de matemática, entra por
consequência na linguagem, encontra-se um material que é muito importante para
o ensino da numeração e a iniciação da aritmética com os alunos :O material
Dourado:
O
material sensorial é construído por uma serie de objetos agrupados segundo uma
determinada qualidade dos corpos, tais como cor, forma, dimensão, som, grau de
aspereza, peso, temperatura, etc.(kishimoto,2000.p.103).
Montessori percebeu que se
desenvolvesse o material dourado, ficaria bem mais fácil para resolver as
contas, ela observava as crianças a realizar as operações da maneira mais
difícil, mais tarde para simplificar o seu método, o objetivo era aprimorar o
seu instrumento didático, melhorando as noções imprecisas de algumas potencias
e radicais.
O modelo original do
material teve que ser modificado transformando-se para a aparência que
conhecemos atualmente: confeccionado em madeira dourada e mais recente com
material emborrachado, tornando-se mais fácil e leve para se manusear com peças
com formato quadrado.
Figura.1[3]
[3] Material dourado em madeira.
Figura.2[4]
Para fixar o sistema
decimal, o material dourado tem por características a cor dourada (referindo-se
a cor da madeiraem que os primeiros materiais que foram confeccionados), com
divisões por pequenas partes ou “contas”, as menores representam a unidade, dez
unidades representam a barrinha de dezenas dez barrinhas da dezena agrupada
representam a plaquinha da centena agrupada equivalem ao cubo de milhar.
Assim a repetição de
exercícios com o material dourado é necessária, para que o aluno exercite e
aprimore a sua atenção e o desenvolvimento, onde envolva mais com a didática e
assimile em maior quantidade o objetivo que o exercício propõe. Com base nessa
repetição se aflora algo de grande importância que Maria Montessori considera a
“Pedra de Toque” da proposta: a observação por parte do professor, que tem a
importante papel da mediação através de resultados obtidos pelo aluno,
adquirindo parao seu crescimento; ou por parte própria do aluno que identifica
a sua capacidade de analise e de síntese para construção de conceitos.
É
de extrema importância que o aluno tenha seu primeiro contato com o material
dourado, e que o faça de forma lúdica explorando-o de maneirasimples e livre,
verificando, reconhecendo, explorando novas hipóteses e conhecimento individual
para suas possibilidades com a exploração-experimentação, a criança pode
perceber a atribuir livremente nomes as peças do material, gerando uma maneira
particular de relação com elas, e a própria metodologia de resolução. Para que
a criança tenha o conhecimento e o raciocínio para facilitar a aprendizagem dos
algarismos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
O professor conduz o aluno para
que faça a assimilação dos termos e conceitos. Lembrando que tudo ocorre há seu
tempo. Dessa forma irá construindo conhecimentos que o levam a “perceber” a
convenção da linguagem matemática e sua extrema importância para aprendizagem
do conteúdo escolar.
Baseando-se nas regras do
sistema de numeração o material dourado serve como ferramenta de acesso para a
aprendizagem das quatro operações matemáticas fundamentais.
Dessa forma o material
dourado pode desenvolver muitas habilidades tais como:
·
Desenvolve na criança a independência e gerar
experiências, confiança, concentração coordenação e as ideias de ordem.
·
Desenvolver e gerar experiências concretas
estruturadas para conduzir o aluno, gradualmente para que desenvolva cada vez
mais o seu conhecimento.
·
Fazer com queo aluno perceba por si próprio,
possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material.
·
Trabalhar e desenvolver o aspecto sensorial,
a disciplina interna, a atenção e a memória dos alunos em quanto realizam as
atividades propostas.
O material dourado possui regras do nosso
sistema de numeração:
- 1 cubinho representa uma unidade;
- 1 barra representa a dezena;
- 1 placa representa a centena;
- 1 bloco representa o milhar;
Decompondo cada componente do material,
pode-se observar:
-10 cubinhos da unidade correspondem a uma
(1) barra de dezena;
- 10 barras de dezena correspondem a uma (1)
placa de centena;
- 10 placas de centena correspondem a uma (1)
placa de milhar;
O aluno poderá efetuar
diversos e possíveis cálculos matemáticos através da transição do modelo
aritméticos para a atividade concreta criando situações a noção do sistema
decimal, tornando os pontos de partida para a construção do conhecimento
matemático que a criança desenvolvera com o passar do tempo.
Para que fique bem mais
claro o uso do material dourado é imprescindível o conhecimento metodológico do
professor. Freire (1998, p.25), explica que; “Ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção”.
Kishimoto (2000) define que
com a aquisição do conhecimento físico, a criança terá elementos para
estabelecer seu raciocínio lógicomatemático, mostra que a criança como
construtora em processo de sua cognição.
Considerações
finais
Nesse texto entende-se que o
material dourado, criado no século passado por Maria Montessori para estimular
o aluno a se concentrar, e desenvolver o interesse pela matemática, permitindo
as relações entre situações e conceitos, desenvolvendo o pensamento operatório
concreto levando a construção da lógica que desafia os alunos através das
atividades que possibilitam serem exercitadas. Em meio a tantas competências, o
material dourado modela o espírito de competitividade e motivação que os jogos
proporcionam aos aprendizes, aprender brincando e brincar aprendendo.
É importante ressaltar que o
papel do professor é de orientador dos métodos didáticos, para se esticar e
provocar desequilíbrio cognitivo, propositor e mediador. O decente é a força
majoritária para o avanço das aquisições pelos alunos. Na escola, a relação de
ensino e aprendizagem, o material dourado proporciona as condições na sala de
aula um espaço de produção e construção do conhecimento pelo aluno.
Como foi apresentado nesse
artigo, o material dourado contem grande valor pedagógico e sem sombra de
duvidas atende os alunos com perfeita competência e desenvolvimento através de
atividades em sala de aula. Desde bem planejadas pelo professor e bem
explorados pelos alunos, tem o poder de explorar a construção processual e
progressiva do conhecimento para simplificar o ensino do sistema decimal.
Referências
FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 8°ed.
São Paulo: Paz e Terra,1996.
KISHIMOTO. TizukoMorchida:Jogos, brinquedos, brincadeiras e educação.
4° edição, São Paulo: Cortez.2000.
MACHADO, T. L. Educação Montessori: de um homem novo para um mundo novo. São
Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 3°edição, 1986.
MONTESSORI, Maria: Pedagogia Cientifica. São Paulo: Flambayant, 1965.
RABELO, Laudemira Silva. Estruturas E Regras Para Elaboração De Artigos Científicos.
Materialdourado.
http://www.artigosespeciais.com.br/detalhes.php?prod=200&sid=21072013140643#.UkHhJ9Luyi0. Acessado em
24/09/2013 às 16h04 min.
Material
dourado. http://abcbrinquedos.com.br/produto.php?p=132. Acessado em
24/09/2013 às 16h 14min.
Olá! Gostei muito do artigo, estão de parabéns. Gostaria de utilizá-lo como referência bibliográfica pode me dizer a data de publicação?
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